domingo, 17 de maio de 2015

Conheça Älvdalen, local onde se usava runas até o século XX



Älvdalen na Suécia é tão isolado que as pessoas apenas recentemente deixaram de usar as runas, e ainda falam sua língua influenciada pelo Nórdico Antigo.

Na Escandinávia, segundo informações retiradas de Thornews, o uso das runas terminou durante o século XIII. Na isolada Älvdalen na Suécia, no entanto, os habitantes não apenas continuaram a usar runas, mas também desenvolveram sua própria língua com muitos elementos nórdicos.

O povo em Älvdalen (Vale do Rio, em português) usou runas até o século XX, as tão chamadas runas Dalecarlianas. Profundas florestas e altas montanhas isolam o vale localizado em Dalarna, no centro da Suécia. A área também também sua própria língua, o Elfdaliano, ainda falado pelos locais.

Nos países nórdicos, as runas foram o modo de escrita dominante antes da introdução do cristianismo e do alfabeto latino nos anos 800-900.

Segundo o linguista Henrik Rosenkvist para Forskning, este é provavelmente o último uso de runas na Escandinávia.

É sabido que alguns lugares em Gotland e na Islândia se usou runas até o século XVII.
Runas Dalecarlianas de 1635

As runas em Älvdalen são encontradas em casas, no mobiliário e em coisas semelhantes. São também cravadas em tábuas de madeira enviadas como mensagens entre os fazendeiros.

Herança Viking

Na Era Viking, haviam apenas 16 runas diferentes. Em Älvdalen foram introduzidas novas runas - ou letras emprestadas do alfabeto latino.

(Veja também sobre o alfabeto Futhark)

Os vikings escreviam a letra "i" com uma barra vertical, mas o povo de Älvdalen começou colocando um ponto em cima dele, que mostra uma clara influência das letras latinas.

As runas em Älvdalen são um desenvolvimento das runas usadas na Era Viking em combinação com o alfabeto latino.

Elfdaliano

A língua Elfdaliana é também de grande interesse para os linguístas porque fornece um conhecimento de como os antepassados indo-europeus falavam.

Os pesquisadores salientam que o Elfdaliano foi desenvolvido desde a Era Viking e tem algumas novas e interessantes características.

A Suécia não reconheceu a língua como oficial, mas pesquisadores da língua acreditam que é mais do que apenas um dialeto que soa como uma mistura entre o Faroês e o Islandês.

Hoje, em torno de 2.500 pessoas falam o Elfdaliano, que tem sido fortemente pressionado pelo Sueco. As pessoas no vale isolado são orgulhosas de sua língua única e os habitantes estão tentando mantê-la viva através de cursos de língua e livros, semelhante ao que linguístas germânicos do sul do Brasil estão tentando fazer com o Hunsrükish (uma das línguas faladas entre os descendentes de alemães no Brasil, ao lado do Plattdeutsch [sapato de pau], do Pomerano e outros), que desde as migrações se desenvolveu diferente do original na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário