quinta-feira, 5 de abril de 2012

Rússia envia navio de guerra para Síria

A Rússia manterá perto da Síria até maio o navio guarda-costas Smetlivi, classificado pela OTAN como destruidor devido a seu tamanho e armamento, anunciou hoje um diplomata militar.

A fonte disse que "o Smetlivi abandonou no dia 1 de abril a principal base da Frota do mar Negro em Sevastopol, passou no dia seguinte pelo Bósforo e os Dardánelos e segue rumo ao porto sírio de Tartus" onde a Rússia mantém uma base logística de operações navais. Ainda disse que o navio, depois de se reabastecer em Tartus, vai cumprir durante um mês diversas missões no leste do Mediterrâneo, no litoral sírio.

EUA, França, Reino Unido, Alemanha e outros países também reforçaram sua presença naval na zona em razão do conflito que ocorre no país.

A Alta Hierarquia da Armada russa apontaram em diversas ocasiões a necessidade de garantir presença permanente no Mediterrâneo, setor que está na responsabilidade da Frota do Mar Negro (FMN).

A Quinta Esquadra da FMN teve na zona até meia centena de navios de superfície e submarinos na época da URSS. Hoje em dia, a FMN dispõe de um navio de reconhecimento Kildin e do petroleiro Iman, ademais do citado Smetlivi e do navio oficina PM-138, que também navega para a Síria.

RiaNovosti

Nenhum comentário:

Postar um comentário