terça-feira, 10 de abril de 2012

Satélite será instalado em foguete Norte-Coreano

Coreia do Norte deve colocar satélite de observação terrestre em órbita de 100 quilos entre os dias 12 e 16 de abril

O satélite norte-coreano será instalado nesta terça-feira no lançador que já está posicionado na rampa do noroeste da Coreia do Norte, informou o Comitê de Tecnologia Espacial.

"Prevemos terminar a instalação hoje", declarou Ryu Kum-Chol, subdiretor do Departamento para o Desenvolvimento do Espaço do comitê.

O foguete Unha-3 pretende colocar em órbita este satélite de observação da Terra de 100 quilos entre os dias 12 e 16 de abril.

Ryu tentou tranquilizar os países vizinhos que serão sobrevoados pelo foguete, em particular Coreia do Sul, Japão e Filipinas. Ele disse que o país escolheu uma trajetória segura: o primeiro estágio do foguete cairá a 160 km da costa e o segundo a 200 km das costas filipinas.

O governo da Rússia criticou o projeto norte-coreano.

"Consideramos que a decisão de Pyongyang de lançar um satélite é um exemplo do desprezo pelas resoluções do Conselho de de Segurança da ONU", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, ó Alexander Lukachevitch.

O governo da China pediu "moderação" às partes envolvidas, depois que os Estados Unidos pediram a Pequim que exercesse mais pressão sobre o aliado norte-coreano. "Pedimos às partes envolvidas que mantenham a calma, apresentem provas de moderação e evitem a escalada da tensão na península coreana", declarou o porta-voz da diplomacia chinesa, Liu Weimin.

Pyongyang pretende lançar o foguete para colocar um satélite em órbita por ocasião do centenário do nascimento do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung.

O regime norte-coreano afirma que o projeto deve enviar ao espaço um satélite civil, mas os Estados Unidos e seus aliados, em particular Coreia do Sul e Japão, denunciam um teste disfarçado de um míssil balístico de longo alcance que pode ser seguido, segundo fontes militares sul-coreanas, por um teste nuclear.



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário