terça-feira, 24 de abril de 2012

Chávez joga bola e cala rumores disseminados pela imprensa conservadora

Presidente da República venezuelana, Hugo Chávez divulgou, nesta terça-feira, fotos dele em momentos de lazer, com a família, nesta capital, onde se recupera da última intervenção cirúrgica, realizada por médicos cubanos, no combate a um câncer na pélvis. Chávez aparece bem disposto nas fotografias quando joga ‘bolas crioullas’ (um tipo de bocha), ao ar livre, na companhia da filha, Rosa, o neto Jorge, que chama carinhosamente de ‘El Gallito’, o irmão Adán, governador do Estado de Barinas, ministros e assessores.
Chávez segue um tratamento médico e, ao divulgar suas atividades, visa calar as suposições de que estaria mal de saúde, como tentam sugerir algumas agências internacionais e jornalistas ligados aos inimigos daquele dirigente socialista. Na véspera, a agência inglesa de notícias British Broadcasting Co. (BBC), divulgou matéria intitulada Silêncio de Chávez inquieta a Venezuela, na qual apontava para a distância do mandatário das câmaras e microfones durante os últimos dias, enquanto descansa em terras cubanas. Na noite passada, ao tomar conhecimento do que estavam dizendo pelos jornais, Chávez falou aos repórteres:
– Lamentavelmente, temos que ir nos acostumando a viver em meio a rumores.
Chávez disse ainda que as notícias sobre uma piora na sua saúde eram parte da estratégia do que chamou de “laboratório de guerra suja” liderado pela oposição. A última aparição pública de Chávez havia sido em um discurso em Caracas, no dia 13 de abril. Na semana passada, ele não compareceu à Cúpula das Américas, na Colômbia, nem às celebrações do Dia da Constituição da Venezuela – eventos nos quais assumiu um papel de detaque no passado.
A ausência prolongada e um silêncio pouco comum do presidente fizeram muitos venezuelanos pensarem que o mandatário estaria passando por uma etapa particularmente difícil de seu tratamento contra o câncer. Desfeito o contratempo, Chávez despachou nesta terça-feira com o chanceler Nicolás Maduro e o ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza. Ainda nesta manhã, o ministro das Comunicações, Andrés Izarra, divulgou as fotos em sua página no Twitter (@IzarraDeVerdad).
“O presidente Chávez, esta tarde em La Habana com, Maduro, Arreaza e seu hermano Adán. #TenemosChavezPaRato”, escreveu Izarra em uma de suas mensagens. Mais cedo, Chávez manteve um contato por telefone com líderes do Partido Socialista de Venezuela (PSUV), para informar que a nova Lei Orgânica do Trabalho será assinada em 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador.
– Vamos restituir o regime de prestações e muitos outros direitos dos trabalhadores, uma previdência social integral para que o trabalhador volte a ocupar o posto de honra que lhe corresponde na construção da Venezuela socialista – disse Chávez ao telefone, em transmissão ao vivo pela Rede Venezuelana de Televisão.
O líder venezuelano segue na disputa a um novo mandato como líder nas pesquisas de opinião e um conceito elevado junto aos cidadãos daquele país, com um índice de aprovação popular acima dos 60%, de acordo com fontes independentes.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário