quarta-feira, 10 de abril de 2013

China moderniza seu arsenal nuclear para responder em caso de ataque

China está levando adiante a modernização do seu arsenal nuclear para aumentar sua capacidade de sobrevivência em caso de um ataque, de acordo com um major general chinês.



"A China está modernizando seu arsenal estratégico para melhorar a penetração, aumentar a sobrevivência e melhorar a segurança", disse o major-general Yunzhu Yao, diretor da Academia de Ciências Militares da Libertação do Exército Popular (PLA) da China, durante a Conferência Internacional Política Nuclear do Fundo Carnegie para a Paz Internacional.

Yunzhu Yao, considerado uma voz essencial da comunidade estratégica chinesa, disse que Pequim tem se concentrado nos últimos anos na manutenção de seu arsenal nuclear seguro que já receia uma possibilidade de um ataque para desarmar-lo.

Com relação às questões sobre o propósito das grandes redes de túneis que a China supostamente usa ​​para esconder uma grande quantidade de mísseis, o Estado-Maior disse que é uma especulação "ridícula".

"A China tem uma política de 'não primeiro uso' e seu arsenal deve atender a três critérios: curto alcance, capacidade de retornar um ataque e dissuasão. Sobrevivência é a chave para isso", enfatizando que a China não pretende ser uma superpotência militar.

No entanto, ele sugeriu que Pequim pode precisar reavaliar sua política estratégica se os EUA implantarem mais sistemas de defesa antimísseis no Leste da Ásia, realçando que a introdução desses sistemas pode ter um impacto negativo no processo de desarmamento.

Via CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário