quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A desintegração da Líbia, à beira de uma catástrofe humanitária

Ameaça de fome, incessante guerra interna, colapso econômico e possibilidade de desintegração do país. Tal é o quadro que apresenta hoje a Líbia, país que recebeu uma "lição de democracia" da coalisão ocidental.



Existe a possibilidade de devolver a esse país a via pacífica os quem devem responder pelas gravíssimas consequências da revolução apoiada pelo exterior?

Dois anos após a chamada revolução líbia a situação do país não pode ser denominada mais que crítica. As atuais autoridades nominais e os líderes da nova onda de protestos bloqueiam as relações econômicas elementais da Líbia com o mundo exterior, das quais dependem se não tudo, ao menos muitas coisas.

Alguns não podem pagar as importações de alimentos, porque os outros bloqueiam a exportação de petróleo, tão necessário à entrada de recursos ao orçamento. Além disso, a extracção do óleo é de dez vezes inferior em comparação aos tempos "prerevolucionários".

E tudo isso porque o país se reuniram novamente forças armadas de diferentes grupos, o que praticamente bloqueou os restos do complexo petrolífero. As autoridades tentam controlar o exército, torná-los parte das forças de segurança , mas os esforços são infrutíferos. Não há dinheiro .

Em tal situação, a pergunta "o que fazer?" torna-se uma questão de uma forma muito concreta. Está em risco o destino de todo um povo . A Voz da Rússia perguntou ao orientalista Anatoly Yegorin se os países ocidentais devem assumir a responsabilidade , inclusive financeira , diante do povo da Líbia. Aqui está a resposta :


"Sim, deveriam. Eles forçaram a aprovação da resolução , segundo a qual interviriam como defensores do povo, que supostamente foi oprimido por Gaddafi . Eles lançaram trinta mil ataques aéreos contra a Líbia e onze cidades ficaram em ruínas. Ocidente prometeu dez bilhões de dólares para reconstruir as cidades, mas permanecem em ruínas.


Os países ocidentais, dado que se importam tanto para a paz na Líbia, devem tomar medidas urgentes, realizar uma conferência ou fazer qualquer outra coisa, para que a Líbia seja pelo menos um Estado federal e não se desintegre.


Mas o Ocidente, como sempre, não se apressa em corrigir seus erros dramáticos. Como resultado, o governo totalmente debilitado não tem chance de financiar até mesmo as necessidades básicas, tais como as importações de cereais . Para o país de seis milhões de habitantes, que não tem um complexo agro-industrial básico, isso envolve uma grande catástrofe humanitária.


Deixam de vigorar até mesmo contratos de importação de cereais previamente selados. Aparentemente, os fornecedores estrangeiros, com razão, do ponto de vista empresarial, exigem o cancelamento da dívida. Mas tal inflexibilidade não promete aos líbios nada de bom. Atualmente corre risco a importação de cinqüenta mil toneladas de trigo, o suficiente para alimentar por vários meses apenas a capital e nada mais."


O co-presidente do comitê russo de Solidariedade com os Povos da Líbia e da Síria, Oleg Fomin, argumenta que a comunidade internacional poderia intervir ativamente na situação.


Se a ONU respondeu a sua predestinação , não por coincidência foi criticada por Gadafi em seu famoso discurso em Nova York, deve responsabilizar aqueles que mergulharam o país numa crise, e obrigá-los a pagar para a reconstrução da economia nacional , educação, medicina e outros setores vitais.


Aqueles que arruinaram o país devem responder . Isso é, em seu tempo, tal responsabilidade foi colocada sobre a Alemanha .


Enquanto isso, na sexta-feira em Trípoli se protagonizou confrontos entre diferentes grupos armados que deixaram dezenas de mortos e feridos. E na situação de "todos contra todos", não parece haver nenhum raio de esperança.

via Soberania argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário