sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Israel deportará mais de 50mil imigrantes africanos


Israel planeja deportar mais de 50mil imigrantes eritreus e sudaneses, supostamente para Uganda, ainda que a chancelaria ugandesa negue a existência de um acordo para absorvê-los em troca de ajuda militar.

O Ministério do Interior de Israel anunciou nesta noite que em breve começarão as deportações de imigrantes ilegais provenientes da África. Em sua maioria, são naturais da Eritreia e do Sudão, que chegaram ao território israelense através do Egito nos últimos oito anos.

O titular do Interior israelense, Gideon Saar, disse que tem um acordo com um terceiro país africano para a absorção dos deportados.

A chefe do comitê parlamentário para trabalhadores estrangeiros, Michal Rozin, salientou numa conversação telefônica com Reuters que o país receptor é Uganda. Acrescentou que, segundo os rumores, Kampala aceitou o acordo em troca de dinheiro e armamento.

O jornal israelense Haaretz, por sua vez, recusou especificar o país da acolhida, mas afirmou que obterá em troca morteiros e outros sistemas de artilharia, poderá modernizar a Força Aérea e enviar pilotos militares para que estudem em Israel.

A imprensa israelense escreve que o Governo custearia o transporte aéreo, além de pagar 1.500 dólares por cada imigrante deportado.

O Ministério ugandês de Relações Exteriores manifestou hoje que não está a par de nenhum acordo com Israel para absorver imigrantes eritreus e sudaneses. Uganda jamais fecharia semelhante acordo, sublinhou um portavoz da chancelaria.

Via Rianovosti

Nenhum comentário:

Postar um comentário