segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Google, Yahoo, Microsoft e Facebook receberam milhões para revelar informações de seus usuários

A Agência Nacional de Segurança Americana (NSA) pagou milhões de dólares a grandes empresas de internet por participar do programa de espionagem em massa Prisma, segundo revelou o material fornecido pelo ex-analista de inteligência da agência Edward Snowden ao jornal britânico The Guardian.




Empresas como Yahoo, Google, Microsoft e Facebook receberam recursos da organização de espionagem para se adaptarem ao juízo emitido em outubro de 2011 pelo Tribunal de Vigilância de Inteligência Exterior (FISA), que apoia a regulamentação dos segredos oficiais, conforme foi informado sexta 23 de agosto.

O jornal inglês presume uma prova da relação econômica entre empresas de tecnologia com a NSA em relação com a vigilância em massa das redes e telefones dos usuários.

O jornal britânico, que revelou o escândalo da espionagem em massa por parte dos Estados Unidos, parece responder ao assédio que diz haver sofrido por parte das autoridades britânicas desde que começou a publicar os dados fornecidos por Snowden.

FISA 1

Uma carta da NSA datada em dezembro de 2012, revela os custos das novos requisitos de certificação.



"Uma decisão judicial de 2011, que foi revogada quarta-feira pela administração Obama, declarava inconstitucionais algumas das atividades da NSA, pois sua incapacidade de separar as comunicações eletrônicas dos cidadãos estadunidenses e as dos outros países viola a quarta emenda (inviolabilidade das comunicações) da Constituição. O investimento para empresas de tecnologia veio após esse julgamento da FISA", informa o jornal espanhol EL País.

Um documento secreto da NSA datado em dezembro de 2012 e difundido pelo The Guardian reflete os prejuízos que essa sentença causou para a agência, com "um custo de milhões de dólares para os provedores do Prisma", ou seja, para as grandes empresas de tecnologia.

Os documentos revelados por Snowden confirmam, portanto, que o dinheiro dos contribuintes estadunidenses foi usado para cobrir o custo assumido pelos gigantes tecnológicos que colaboraram com Washington a sentença do tribunal especial, informa o jornal espanhol.

FISA 2

Uma carta prévia sem data posterior ao juízo emitido pela FISA sobre as certificações


A informação publicada pelo The Guardian é revelada a menos de uma semana após o editor do jornal, Alan Rusbridger, denunciar que agentes do governo britânico destruíram a informação em posse do jornalista Glenn Greenwald, quem difundiu as primeiras notícias sobre os vazamentos de Snowden, ex-contratante da CIA.

Até o momento as empresas se recusam a se pronunciar ou negam receber tal pagamento.

Extraído de ANN e The Guardian


Nenhum comentário:

Postar um comentário