terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sérvios do Kosovo farão referendo sobre o reconhecimento do governo do Kosovo


Moradores de três municípios do norte do Kosovo decidem hoje (14/02) em um plebiscito extra-oficial se aceitam ou rejeitam a autoridade de Prístina, cujo parlamento proclamou a independência de forma unilateral em 2008, apesar da oposição sérvia.

Os habitantes dos enclaves de Zvecan, Kosovska Mitrovica e Zubin Potok votaram nas primeiras horas de hoje para pronunciar-se sobre a pergunta: "Você apoia as instituições da chamada República do Kosovo?"

O município de Leposavic realizará o referendo amanhã, quando se comemora o inicio da rebelião sérvia contra o Império Otomano em 1804.

Se espera que as 35 mil pessoas habilitadas para votar participem da consulta, proposta no passado 25 de dezembro pelos prefeitos das quatro cidades e depois aprovada pelos representantes das respectivas Assembleias Comunitárias.

De acordo com a programação, os resultados preliminares serão divulgados amanhã a noite e os definitivos no próximo dia 19. No entanto, se espera uma vitória esmagadora contra o governo de Prístina.

O governo sérvio (social democrata) se manifestou contra o plebisccito, pois considera que não ajudaria a solucionar o problema territorial do Kosovo, além de atrapalhar a tentativa do governo sérvio de ser aceito na União Europeia.

Os setores albaneses dominam a provincia desde que ela auto-proclamou sua soberania, com apoio americano e de países europeus, depois de uma guerra desatada pela OTAN em 1999 e aposterior presença de uma missão da ONU.

O Estatuto oficial de Pristina está sob debate na comunidade internacional, devido ao não-reconhecimento por parte da Sérvia e a aberta oposição da minoria servo-kosovar.

Via Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário