terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Putin informa que as tensões étnicas podem afetar a Rússia


O primeiro-ministro Vladimir Putin, advertindo as tensões étnicas poderia rasgar a Rússia à parte, nesta segunda-feira ele iria endurecer as regras de migração e manter um rígido controle sobre as regiões da Rússia.

Em um artigo de jornal e uma petição no sul da Rússia, Putin usou o perigo da discórdia étnica para apelar à limites nas reformas eleitorais.

"Com o colapso do país (a União Soviética), nós estávamos na iminência - e em algumas regiões, já ultrapassando o limite - de uma possível guerra civil", Putin escreveu em Nezavisimaya Gazeta.

"Com grande esforços, com grande sacrifício, nós fomos capazes de apagar essas chamas. Mas não significa que o problema já se foi", ele escreveu na segunda das séries de artigos promovendo seus objetivos de liderança para a eleição presidencial de 4 de Março.

Putin, no poder desde 2000 e favorecido a vencer um termo presidencial por seis anos em Março, descreveu a visão do modelo soviético de um país no qual os direitos das minorias étnicas seriam respeitadas, mas que a língua e a cultura russas iriam predominar.

"O povo russo, a cultura russa, é a cola que segura o único tecido dessa civilização", Putin escreveu.

Putin está conduzindo uma linha fina entre russos cristãos ortodoxos étnicos, alguns dos quais temem lidar com as migrações e com o aumento das taxas de natalidade entre os russos muçulmanos, e com as tensões étnicas, que iriam desafiar essa visão de uma Rússia centralizada e unida.

Milhares de nacionalistas protestaram em Moscow à migração e aos subsídios do Estado à maioria do Caucaso Norte Muçulmano, onde uma insurgência islamista se enraizou na persistência bélica da Chechênia.

Comparando o micro-nacionalismo à uma doença, Putin tomou os nacionalistas étnicos russos, que estão entre as maiores críticas do primeiro-ministro de 59 anos de idade.

"Se uma sociedade multi-etnica é infectada pelos micro-nacionalistas, perde sua força e durabilidade", Putin escreveu. "Precisamos entender o que efeitos de longa duração podem causar pelos esforços em inflamar ódio e inimizade nacional."

Putin disse que as minorias devem viver sob a proteção da cultura russa, e imigrantes devem fazer exames da linguagem e história russas. Autoridades deveriam dar mais atenção ao examinar as qualidades profissionais dos imigrantes, e estudantes deveriam ler mais de 100 clássicos nacionais.

Mas ele também diz que o melhor jeito para conter a imigração seria criando condições favoráveis para os cidadãos trabalhar nas suas próprias regiões nativas.

Sem dar nomes, ele mirou na idéia de cortar subsídios estatais para o Cáucaso Norte, divulgada por um blogger anti-corrupção Alexei Navalny.

"Os objetivos de tais ativistas são claros e eles não tem nada em comum com nenhum esforço real para resolver problemas étnicos, com o desenvolvimento da Rússia e os interesses dos seus cidadãos", Putin falou na conferência dos povos do Sul da Rússia em Kislovodsk.

Em um artigo, ele ligou seu plano à uma União Eurasiana, abrangendo a Rússia com outras repúblicas ex-soviéticas, incluindo aquelas da Ásia Central - a origen de milhões de imigrantes profissionais na Rússia - dizendo que um vínculo maior poderia ajudar a refrear a migração ao ajudar a desenvolver suas economias.

No entanto, em um sinal de que ele nao vai reverter uma consolidação de poder em Moscow, Putin disse que ele não permitiria partidos políticos regionais porque alguns poderiam ser criados em linhas étnicas, apelando para um "passo direto para o separatismo".

"O que é omitido é ainda mais importante que o que é incluído (no artigo)", disse Nikolai Petrov, um analista político com Moscow Carnegie Center, contou à Reuters.

"Não há menção ao federalismo aqui, e a idéia é que um Estado centralizado deveria ser mais forte para prevenir a desintegração", ele disse.

O Presidente Dmitry Medvedev submeteu um projeto de lei esse mês que restauraria as eleições populares para governadores regionais russos. Mas Putin sugeriu na Segunda que governadores potenciais poderiam precisar de aprovação para atuar.

"Nós precisamos ajustar corretamente o mecanismo", ele disse.

Via Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário