Pela primeira vez em 40 anos, o povo estadunidense acredita que seu país deixou de ser uma potência mundial e que seu prestígio está em declínio, segundo nova pesquisa publicada nesta terça-feira.
Segundo a pesquisa, realizada pelo Centro Pew Research entre 2003 adultos, a maioria da população (53%) tem a ideia de que os EUA desempenham um papel menos importante e poderoso como líder mundial, com relação ao que era há uma década atrás.
Assim, em torno de 70% dos entrevistados disse que seu país é menos respeitado que no passado, o que quase coincide com o nível alcançado no fim do segundo mandato do presidente George W. Bush (71% em 2008).
Desta maneira, pela primeira vez em quase 50 anos, 52% do país opina que o país deveria se ocupar de seus próprios assuntos a nível internacional e deixar que outros países façam o melhor que puderem por si próprios.
Em alusão à política externa, sobretudo respeito ao Irã, Afeganistão, Síria e China, 56% dos estadounidenses está descontente com as medidas adotadas pela Administração de Barack Obama.
O centro 'Pew Research' executou esta pesquisa de opinião pública entre 6 e 30 de novembro em diferentes regiões do país norteamericano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário