José Ortega y Gasset, em "A Desumanização da Arte", nos adverte sobre a perda de interesse na arte de buscar a autonomia desta sobre as emoções e sentimentos para encontrar-se no estado puro da estética, onde o raciocínio é o único que há de reafirmar que se trata de uma verdadeira obra artística, em um condicionamento que faz o artista moderno sobre suas criações que passa a quem não lhes agrada, fazendo dos espectadores um componente descartável, que se classifica como ignorante sob o argumento de que não entenderam.
Nesta suposta compreensão convergem pessas cuja execução é sobressaliente, seja pela técnica ou por sua expressividade, mas por sua vez se encontram outras que são supervalorizadas pelo desejo de modernidade e vanguarda, além de que estas criações respondem à necessidade de originalidade ainda que careçam de significado e outras mais apenas são reconhecidas pela assinatura do artista, não existe um parâmetro de estilo, de forma ou de percepção que faça com que se identifique o espectador, não se trata da beleza, mas da figura do próprio humano que paulatinamente desaparece por trás da mediocridade da obra pretensiosa que não possui caráter, presença, e que tende ao consumismo.
Em outros movimentos artísticos, a presença das concepções humanas é uma constante, que vai desde a imagem que se tem sobre uma paisagem, até a ideias complexas que se plasmam na literatura, ainda nos artistas que pertencem ao rigoroso academicismo se pode encontrar a intencionalidade da pessoa com a qual fará que correspondam com alguma emoção, é a arte que provoca interesse.
Ortega y Gasset faz uma crítica à modernidade artística por se tratar de uma "arte burguesa" que menospreza com artifícios aqueles que não a entendem, mas não é por falta de gosto ou de capacidade para compreender, e sim por uma tendência a partir da qual as pessoas são tratadas como massa sem conhecimento que não deve desfrutar da arte, ainda que isso implique a desumanização da própria arte que seja acessível tão apenas para uns "privilegiados".
O homem primitivo em uma das primeiras formas de autodefinição o fez por meio da arte, na qual expressou os acontecimentos do seu cotidiano e de maneira rudimentária com as ferramentas que tinha feito possível a imagem do homem próprio como um dos sucessos de raciocínio, desde que neste movimento a arte significou o encontro com o próprio humano, desde o artista até as crenças, passando pela imaginação e pela superação das representações, não obstante isto terminou pelos princípios aburguesados nos quais a arte passa a ser um objeto manipulável pela ironia e pela intranscendência.
À esquerda, pintura rupestre de 7000 a.c., à direita, pintura expressionista de 1927 |
Por um lado temos uma pintura rupestre pertencente ao período dos caçadores e pastores do ano 7000 a.c. do parque arqueológico de Tassili-n-Aijer que se encontra na atual Argélia, onde se mostra claramente uma cena com figuras humanas, pelo outro uma pintura do movimento expressionista de 1927 executada com gravura sobre papel Auverge com uma marialuisa do Japão imperial chamada "Les cing arbres" pelo artística gráfico Jean Fautrier.
O artista primitivo expressa a realidade coletiva com certo domínio de entorno enquanto o artista moderno apenas consegue expressar a difusa percepção de sua realidade, arrebatado e alienado.
Via Elministerio
Nenhum comentário:
Postar um comentário